domingo, 22 de setembro de 2013

Uma breve história do Barroco brasileiro, e a influência do Barroco como movimento artístico na Moda.

Que tal falarmos um pouco do Barroco no Brasil e na Moda?
Hoje eu estava estudando História da Arte brasileira, e entrei em contato com o Barroco no Brasil. Conforme ia lendo, fui me lembrando das novas tendências de 2013 para a moda que é totalmente influenciada pelo Barroco. Achei maravilhoso, pois o Barroco é uma arte extremamente trabalhada, apesar de não ser a minha favorita não deixa de ser linda.
Começando então com a arte Barroca brasileira que foi trazida pelos portugueses como forma de catequização. Suas influências eram européias, mas como no Brasil a situação financeira era oposta a situação da Europa nossa arte foi acusada de pobre, pois enquanto na Europa suas igrejas eram ricas em detalhes e cheias de ouro aqui no Brasil a situação era bem diferente. O barroco também influenciou diversas áreas como literatura, escultura de santos, música, artes plásticas e etc. Mas as grandes obras Barrocas foram mesmos as igrejas católicas onde podiam mostrar toda sua arte e exuberância, afim de converter as pessoas ao catolicismo. Partes enriquecidas do Brasil como Rio de janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia é que ganharam maior destaque, onde encontramos igrejas com trabalhos em alto relevo feito em madeira, janelas cobertas com ouro, portas talhadas e azulejos portugueses. Essas regiões eram enriquecidas por causa do açúcar e da mineração.
E entrando em contato com o Barroco e a Moda, não pude deixar de notar as tendências dos desenhos de azulejos, em azul é claro. Vocês sabiam que a palavra azul vem do azulejo? Lembro-me como se fosse hoje da aula em que a professora Valéria Ottoni fala sobre essa curiosidade. Inicialmente o azulejo era feito em tons de azul e branco, técnica utilizada pelos chineses que chega a Europa através das navegações marítimas.
Contrapondo o minimalismo, a riqueza de detalhes do Barroco é muito forte e faz com que a roupas fiquem cheias de detalhes e riqueza.
Características gerais do Barroco são:

- Emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
- Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas e colunas retorcidas.
- Entrelaçamento entre a arquitetura e a escultura.
- Violentos contrastes de luz e sombra.
- pinturas com efeitos ilusionistas, dando-nos as vezes a impressão de ver o céu.

Um dos artistas que mais se destacam dessa época, com certeza foi Caravaggio, que particularmente eu adoro e me arrependo de não ter visto a exposição de suas obras feitas aqui no Brasil.

Logo mais embaixo teremos exemplos do barroco brasileiro na igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, do Rio de Janeiro, sendo um dos maiores símbolos brasileiros do Barroco, e alguns exemplos de azulejos portugueses. 



Agradeço a quem esteve aqui lendo as coisas que ando escrevendo, desculpe algum erro de linguagem ou digitação, obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário